sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Personal Trainer - Tatiana Oliveira


Qualidade de Vida: o segredo da longevidade
Cuidar-se é o caminho para o equilíbrio!
Por Patrícia Alves

Preservar a saúde e manter a forma física são temas de interesse do público em geral, já que estão diretamente ligados à qualidade de vida. Porém, conservar uma rotina saudável não se limita a manter o corpo em dia, mas, também, a estar de bem com a auto-estima, sentir-se feliz, harmonizar a ligação entre corpo e mente e, ainda, estar com o lado espiritual elevado.
Contudo, a correria do dia a dia torna impossível manter hábitos extremamente saudáveis e, de acordo com a personal trainer Tatiana Oliveira, isso é prejudicial à saúde e pode causar diversas complicações. No caso das mulheres que trabalham fora de casa e precisam se multiplicar para cuidar de filhos e companheiros, a situação se torna ainda pior, pois a pressão que a rotina exerce, gera um alto nível de stress, o que implica no aumento da produção do cortisol, substância liberada em momentos de tensão, que pode causar disfunções hormonais.
Tatiana revela que uma das opções para desenvolver o bem estar é praticar atividades físicas aeróbicas como andar, nadar, correr, pedalar e dançar. Esses exercícios auxiliam na circulação do fluxo sanguíneo, oxigenando as células e liberando substâncias que proporcionam a sensação de prazer, tais como a endorfina e a serotonina, responsáveis por ativar o cérebro e melhorar o funcionamento do sistema imunológico, diminuir significantemente os níveis de gordura e regular o triglicérides e o HDL - o colesterol bom.
Outra alternativa eficiente é a massagem relaxante, que age diminuindo as tensões e os líquidos retidos no corpo. Atividades musculares, como a musculação e o pilates, beneficiam a força muscular e proporcionam maior disposição para executar as tarefas diárias. A personal trainer indica outros tipos de práticas, como o ioga e a meditação, que controlam a ansiedade e trabalham a respiração, atingindo diretamente o nível dos batimentos cardíacos.
Tatiana Oliveira confessa que é impossível se esquecer da alimentação, um dos elementos vitais para manter uma vida saudável: "se alimentar a cada três horas é correto, porque assim, porções nutricionais equilibradas são consumidas e, o corpo recebe energia suficiente para enfrentar a rotina".
Por último, a personal recomenda manter algum hobby que traga prazer, desde uma reunião com as amigas até aulas de pintura, jardinagem, cuidar dos pets, entre outros. “Não abandone sua saúde. Reserve algumas horas, ou até mesmo minutos, para cuidar de si. Seu corpo é seu maior bem!", complementa.

A pesquisa realizada pelo Instituto Target Group Index, com mulheres a partir de 18 anos, mostra como elas se preocupam com a qualidade de vida:

21% das entrevistadas são fumantes;
23% afirmaram ter ingerido cereais nos últimos sete dias;
38% disseram não ter tempo para preparar refeições saudáveis;
38% praticam algum tipo de esporte ou atividade física pelo menos uma vez por semana;
44% lutam contra a balança, na tentativa de perder peso;
54% ingeriram sorvete nos últimos sete dias;
70% consumiram chocolates;
83% acham importante manter a forma física e cuidar da saúde.
Matéria publicada na revista Múltipla...Trabalho acadêmico.

Beijinhos

2 comentários:

Polzic disse...

Muy bueno tu blog! Te invito a visitar el mio!

www.legosargentina.blogspot.com

Saludos

Pathy Alves disse...

gracias por su visita ... estoy visitando tu blog .. visite con frecuencia

Besos